Viajar de moto: 8 dicas para ter conforto e segurança

Tempo de leitura: 6 minutos

Viajar de moto é um prazer para quem vive o estilo de vida proporcionado por esse veículo. Sentir o vento, a liberdade e poder ir para qualquer lugar rapidamente é uma experiência única. Mas você já parou para pensar em tudo o que precisa saber antes de fazer uma viagem dessa?

Neste post, vamos mostrar a você todos esses elementos, indicando o que você precisa saber para fazer um planejamento adequado.

O que considerar ao viajar de moto

No momento de fazer uma viagem, é preciso considerar uma série de fatores. Quando ela será realizada de moto, há ainda mais elementos que precisam ser analisados.

Por exemplo: você precisa pensar em fazer a manutenção da moto, precisa se preocupar em ter uma viagem segura e divertida e em não ter imprevistos ao longo do caminho.

Veja, então, 8 dicas que vão ajudar a ter uma viagem melhor.

1. Verifique os pneus

Se os seus pneus forem novos, você pode ficar tranquilo. Mas se eles já tiverem alguma quilometragem, precisa ficar atento. Neste caso, deve buscar por cortes, deformações e qualquer objeto estranho que possa estar encravado na banda de rodagem.

Se tiver algo encravado, não remova o elemento da banda de rodagem, porque isso faz com que o ar entre no pneu. O melhor, portanto, é procurar um borracheiro.

Mesmo tendo o apoio desse profissional, você deve saber tirar as rodas caso tenha algum imprevisto durante a viagem. Por isso, verifique se a sua moto tem o kit completo para fazer esse procedimento.

2. Conheça o sistema de transmissão

Toda moto possui um sistema de transmissão, que pode conter uma correia, cardã ou corrente. É importante conhecer o sistema de transmissão, porque, quando bem cuidado, ele tem uma vida útil mais longa e sem a necessidade de regulagem.

O mais comum é que a moto tenha a corrente, que trabalha junto com o pinhão e a coroa. Neste caso, a corrente é o elemento que requer maior lubrificação, especialmente se a sua viagem contiver um trecho de terra.

Você também precisa considerar a possibilidade de carregar o lubrificante, especialmente se viajar em um dia com chuva ou em uma estrada com bastante poeira.

3. Analise o sistema elétrico

Em relação ao sistema elétrico, vale a pena conhecer onde estão dos fusíveis e ter alguns de reserva. Assim, caso algum deles queime, é possível trocá-lo com facilidade.

Carregar pelo menos três lâmpadas também é indicado, trocando no caso de qualquer eventualidade. As lâmpadas necessárias são: de freio/luz, de pisca e a do farol. Assim, você evita problemas de visualização (tanto sua quanto de outros motoristas) e a aplicação de multas, além de aumentar sua própria segurança.

Outro elemento importante são os cabos, que devem ser lubrificados com frequência para que não se rompam, o que poderia ocasionar um acidente.

Por fim, analise se é necessário completar o óleo, se os freios estão no limite e se o filtro de ar está limpo.

4. Converse com um mecânico se fizer uma viagem longa

Sempre que for fazer uma viagem longa, você deve conversar com o seu mecânico de confiança. Ele pode indicar quando deve fazer a próxima manutenção e o que deve ser analisado para que você tenha uma viagem bastante segura.

Aproveite para perguntar sobre o abastecimento, já que os filtros suplementares podem reduzir os problemas ocasionados pela gasolina de má qualidade.

5. Ajuste bem a bagagem

Caso não seja bem ajustada, a bagagem pode ser um problema na hora de viajar de moto.

O ideal é que a moto tenha baú, tanque, alforge ou mala lateral, porque isso facilita bastante durante a viagem. Mas se essa não é uma opção, o ideal é carregar o mínimo possível.

Nesse caso, colocar tudo amarrado com um elástico ou rede com gancho é uma boa alternativa.

Se você estiver com um acompanhante, um alforje de cordura específico é uma boa opção, sendo também mais confortável que uma mochila nas costas.

Lembre sempre de que uma bagagem muito pesada pode interferir no equilíbrio da moto, especialmente no comportamento dinâmico do veículo ao fazer as curvas.

Por fim, é importantíssimo destacar que a bagagem não pode ser acoplada à moto de maneira frouxa, porque isso pode impactar de forma negativa ao fazer determinadas manobras.

6. Aumente seu conforto

Viajar de moto não é lá muito confortável, mas é claro que existem diversas opções para aumentar essa sensação positiva. O primeiro passo é usar uma roupa que ofereça proteção e, ao mesmo tempo, seja confortável.

Nesse momento, é importante se atentar para as roupas com partes bastante rígidas localizadas nos locais que costumam sofrer mais em caso de acidente, como cotovelos, joelhos e ombros.

Apesar de esse tipo de roupa ser bastante segura, pode ocasionar um incômodo enorme. Por isso, o melhor é procurar um meio-termo.

Botas, capacete e luvas também devem ser confortáveis e, portanto, não devem apertar muito nem ficar muito folgados. Assim, não incomodam ou atrapalham no momento de dirigir.

7. Compre um capacete de qualidade

O capacete deve ser de qualidade, mas não é necessário gastar muito dinheiro com esse equipamento.

Por outro lado, deve-se atentar a alguns quesitos. Um deles é a entrada de ar, que, quando é excessiva, resseca os olhos e torna-se um incômodo, porque irrita e até mesmo ocasiona problemas de visibilidade.

Um capacete ruidoso também é desconfortável, mas os modelos mais silenciosos geralmente são mais caros. Então, vale a pena fazer uma boa pesquisa no momento da compra e verificar o que cabe no seu orçamento.

8. Invista em uma almofada de gel

Você anda de moto com frequência e nunca sentiu desconforto por ficar sentado no veículo, certo? Mas você já parou para pensar no que sentiria se viajasse na moto por 500 km ou mais?

O banco da moto não permite mudar muito de posição e a situação fica ainda mais complicada se houver um passageiro. Por isso, para viagens longas, o melhor é adquirir uma almofada de gel, especialmente os modelos específicos para motos.

Essas almofadas devem ser presas com tiras de câmara de ar ou elásticos finos, mantendo o motorista seguro e mais confortável.

Com essas 8 dicas, você terá uma viagem melhor e mais tranquila. Assim, viajar de moto é muito mais confortável. Se você tem outras dicas para ter uma viagem mais divertida e segura, deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *